Dúvidas Frequentes - FAQ
O que é minuta de despacho?
A minuta de despacho é um formulário em 4 vias que deve ser preenchido pelo remetente , no ato do envio, contendo os seguintes dados: remetente, destinatário, dados da mercadoria.
Como posso solicitar uma coleta?
A coleta pode ser solicitada através do telefone (11) 5102 3600, do nosso email contato@logpex.com.br, através da nosso link de coleta nessa própria página ou ,após a aprovação da nossa cotação de preços, a solicitação pode ser feita respondendo o próprio e-mail que foi enviado pelo departamento comercial.
Como posso pagar o frete?
O frete para envio de encomendas, somente pode ser pago na origem ou através de acordo comercial previamente autorizado. Quando se tratar do primeiro serviço aprovado pelo cliente, o valor deverá ser pago à vista.
Terei algum comprovante para a coleta realizada?
Sim. No instante exato da coleta o cliente permanecerá com
01(uma) via da minuta de despacho.
O que é conhecimento aéreo ou rodoviário?
O transporte de mercadorias, de acordo com a lei, antes de ser efetuado, deve ser estabelecido em contrato, o qual se materializa no documento denominado conhecimento de transporte aéreo ou rodoviário. Nele irá constar todos os dados do envio (remetente, destinatário, tipo de serviço contratado, dados da carga, forma de pagamento).
Para encomendas despachadas em nosso terminal de cargas, a emissão do conhecimento aéreo ou rodoviário é imediata. Nos casos de solicitação de coletas, a emissão é feita após a mercadoria chegar em nosso terminal de cargas e entregue posteriormente no endereço de coleta
Qual o procedimento para pagamento faturado?
Nós temos um acordo financeiro firmado com os nossos principais clientes, que chamamos de conta corrente Logpex. A conta corrente Logpex é usada exclusivamente para o faturamento de serviços prestados de transportes de cargas.
O fechamento dos serviços prestados ocorrem semanalmente e após o fechamento nossos clientes tem o prazo de 10 dias corridos para o pagamento da fatura - boleto bancário.
Como abrir uma conta corrente com a Logpex?
Envie um email para o nosso depto comercial, no seguinte endereço contato@logpex.com.br ou pelo telefone, solicitando a visita de um dos nossos executivos de vendas.
O que é declaração de conteúdo?
É uma declaração em regime especial, especificando o conteúdo total do que será transportado pela Logpex, podendo ser utilizado como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, que prove ser isenta de Inscrição Estadual, desde que o seu Estado de origem, não emita a Nota fiscal Avulsa. (Esta possibilidade é somente utilizado para os embarques de cargas na modalidade aéreo).
Clique no link:
Modelo de Declaração de Conteúdo
Após imprimir, deverá ser preenchido com todas as informações e entregue para o mensageiro na hora da coleta.
Na modalidade rodoviária é obrigatório o embarque com a Nota Fiscal com o CNPJ o e endereço do destinatário.
Em quais casos sou obrigado a emitir uma nota fiscal para o transporte?
A nota fiscal para o transporte de uma encomenda é exigida para qualquer envio que esteja relacionado a uma pessoa jurídica contribuinte de ICMS. Caso o remetente da encomenda seja uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica Isenta, este deverá procurar um posto do SEFAZ local para a emissão de uma nota fiscal avulsa para o transporte.
Os modelos utilizados para transportes de mercadoria são:
1 (indústria)
1 A
(Comércio)
55- Nf-e
Nota fiscal do consumidor ou Série D não serve para transporte.
O que é cubagem? Como calcular?
Cubagem ou volumetria é o espaço ocupado por um volume dentro de um local, no caso do avião no porão das aeronaves e em se tratando de caminhão no Baú. Para realizarmos o cálculo utilizamos a seguinte fórmula:
Cubagem Aérea
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Caso não tenha embalagem adequada para envio da encomenda, posso adquiri-las na Logpex?
Para solicitação de embalagens e mais informações é necessário entrar em contato com a nossa central de atendimento 5102 3600
Restrições
Cargas com valores nominais (dinheiros, cheques, passagens, ticket's eventos, etc), Carteira de trabalho e passaporte, Cartões de crédito, Cartões telefônicos, Cheque devolvido, talões de cheques, cheque viagem, cartas seladas, vale refeição e vale transporte não podem ser transportados pela Logpex.
Documentos pessoais: qualquer documento que tenha foto ou não, porém que sirva para identificar uma pessoa.
Itens Especiais sobre o Transporte
Bebidas Alcoólicas
A bebida alcoólica que contiver até 70% de álcool com até 5 litros por volume. Transporte realizado com as seguintes condições:
A bebida alcoólica que contiver até 70% de álcool com volume superior a 5 litros, será caracterizada como Carga Perigosa Classe 3 e deverá entrar em contato com a nossa central de atendimento para verificar a possibilidade de aceitação.
Transporte realizado com as seguintes condições:
Se conter acima de 70% de álcool, a bebida não poderá ser transportada.
Embalagem:
Deverá ser um engradado de madeira ou caixa de isopor, com proteção interna que evite atrito entre as garrafas e material absorvente.
Carga Valor
São consideradas Cargas Valor todo produto que apresenta valor próprio independente da sua utilização e estado, tais como: ouro, prata, pedras preciosas. Pedras semi-preciosas como: ágata, água-marinha, ametista, berilo, granada, jacinto, jade, jaspe, ônix, opala, quartzo, topázio, turmalina, turquesa etc; Jóias ornadas com quaisquer das pedras acima mencionadas.
Valores em espécie (dinheiro), Vale Transporte, Vale Refeição, cheques, passagens, tickets para eventos, entre outros.
Carga de Alto Valor Agregado
É considerado Carga de Alto Valor Agregado, qualquer material cujo valor da respectiva Nota Fiscal, dividido pelo seu peso real, seja maior ou igual a R$ 5.004,01 por kilo, ou seja, uma carga com alto valor de Nota Fiscal e baixo peso é considerada um carga de alto valor agregado.
Para maiores informações consulte nossa central de atendimento 5102 3600.
Perecível
São consideradas perecíveis produtos comestíveis e não-comestívei, isto é, aquelas que em virtude da sua natureza estão sujeitas a deterioração, decomposição, morte ou perda de validade.
Exemplo: Jornais e Revistas, Doces, Remédios, Vacinas e Soro; Sêmen Animal, Produtos de Origem Animal e Vegetal, Peixes, Crustáceos, Frutos do Mar em geral, Congelados ou Conservados Frescos, Flores e Plantas Vivas, Frutas, dentre outros.
Podemos transportar os perecíveis desde que sua validade esteja dentro do prazo estipulado para o serviço e sua embalagem adequada para as condições do transporte aéreo.
Transporte realizado com as seguintes condições:
Embalagem:
O transporte de perecíveis e deterioráveis congelados ou resfriados exige cuidados especiais, evitando vazamento de líquidos dentro dos porões das aeronaves. A embalagem mais aconselhável é a de isopor resistente a vazamentos.
RESTRIÇÕES:
Os documentos necessários para o transporte aéreo são:
-nota fiscal ou fatura comercial;
-certificado fitus sanitario emitido pelo Ministério da Agricultura para produtos vegeteis;
-certificado de origem endossado pelo Ministério do Agricultura, divisão de produtos animais;
Para maiores informações consulte a nossa central de atendimento 5102 3600.
Embalagens
A embalagem é um dos itens mais importantes para o transporte,e deverá manter o objetivo de proteger e garantir a integridade da carga do começo até o final da viagem. Por isso, ele é de responsabilidade do clientes.
- Embalagens tais como caixas deverão ser resistentes de acordo com o conteúdo a ser transportado, tais como: papelão ondulado, material duplo, madeira, isopor e etc.. resistente e sempre em bom estado. Garantam que não estejam rachadas, rasgadas ou em depressão.
- Integridade do conteúdo: para proteger o conteúdo, muitas vezes são necessários materiais para forração como isopor, plástico-bolha, papelão ondulado, amassado que garantam10cm nas bases das laterais. Se existirem várias unidades dentro de uma só embalagem, proteja-os individualmente antes de colocar no volume único.
- Lacre os volumes: fechando-os de um lado para o outro com fita adesiva, larga, forte e resistente de forma a reforças a embalagem. Não utilize cordas, fitas adesivas estilo durex e não embrulhe as caixas com papel.
- Idenfique seu volume: retire todas as etiquetas e referencias que não coincidam com a real situação do envio. A identificação correta e etiquetas deverão estar legíveis, com boa aderência e na superfície do volume
Procedimentos Fiscais
Oficio 005/2004-GCEAFIS -"Todas mercadorias transportadas pelas empresas aéreas e rodoviárias somente poderão ser entregues aos clientes, após terem sido fiscalizadas pelo funcionário da SEFAZ (Secretaria de Estado de Fazenda)". Horário de atendimento SEFAZ: das 08:00h às 18:00h.
Oficio 022/2005-GCEF/SAFIS - "A Liberação de mercadorias apreendidas deverá obrigatoriamente ter a autorização do agente de fiscalização de serviço na transportadora, pela confirmação no sistema de arrecadação do documento de arrecadação apresentado pelo contribuinte";
"A liberação expressa deverá ser efetuada por documento próprio contendo, obrigatoriamente, a assinatura e carimbo do agente que procedeu a liberação".